sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Santa e bela Catarina

Santa Catarina se desenvolve através do incentivo estatal, bem, é o que os governos dos anos 60 tentaram fazer com que o crescimento do estado cresça através de incentivos pecuniários, profissionais e outros. Através dos tais governos vemos que surgem respectivamente seus planos e metas governamentais de crescimento, citados na obra, POE ( Plano de Obras e Equipamentos), Plameg I (Plano de Metas do Governo) e outros seguidos governos. Com esses planos surgem obras, tecnologia, educação, visando um crescimento diante a programas de governo. No governo de Irineu Bornhausen 1951-1956 que teve início a primeira experiência de planejamento estatal, criando o POE.

Entretanto, sabemos nos dias de hoje, que tais planos estatais desde o início já se encaminha em interesses empresariais. Governos se fortalecem através de financiamento empresarias, eleições, interesses individuais, não mais coletivos, como deveriam ser.

No Governo de Ivo Silveira dará continuidade e a prova de que o investimento econômico assim anunciado foi de 80% dos investimentos, enquanto 23% somente para utilidades públicas. Ora, não é nada diferente dos dias de hoje, governos elitizados, povo cada vez mais desacreditado e sem vontade própria da condição de interagir na política catarinense.

No governo Atual de Luiz Henrique, outros programas em desenvolvimento, cito o PAE- Programa de aceleração de Emprego, divulgado no site da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação