quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Um bom profissional

Em site, publicado um artigo muito interessante, que aduz o título “Doutores em Direito”, publicado por Lúcio Corrêa Cassilla, Advogado.

O modo de tratamento aos operadores de direito é notoriamente respeitoso, uns chamam o outro de “doutor”.

Ai vem a questão, doutor não é quem faz doutorado? Ora, não podemos acreditar que um título, sem tirar méritos claro, irá transformar o advogado em um ilustre advogado, até porque quem faz a competência, o sucesso é ele mesmo.

Vejamos um trecho do artigo;

“A modéstia é algo que não combina adequadamente com a advocacia. Certamente que não falo de arrogância, prepotência ou como diriam alguns, pernosticidade e cabotinagem. Falo aqui de um profissional que, desde o primeiro momento que iniciou seus estudos estará fadado ou agraciado pelo fato de nunca mais parar de estudar, nunca mais poder se acomodar com o conhecimento já adquirido, sob pena de cair no ostracismo, na desatualização, na insignificância profissional.

O advogado é um profissional dedicado, que acredita nas verdades de cada um, que entende o ser humano da maneira mais nobre possível.”

Salientamos a importância do estudo, da capacidade e vontade de se alinhar ao direito, pois com diria Kelsen, o direito está em constante mutação, então devemos sempre nos atualizar, e compreender as leis de forma plausível.

Acredito que não é a instituição que vai moldar o profissional, e sim aquele que está na vida acadêmica, procurando objetivos, e que deve extrair do mestres, toda sabedoria ,e daí partindo para a busca da interpretação e do conhecimento amplo da ciência jurídica.

Profissional bom, competente, é aquele que se dedica ao trabalho, defende, briga, luta por objetivos, companheiro, respeita os colegas de profissão, e não se acha o último biscoitinho do pacote só porque estudou em instituição renomada, e tem títulos, ou seja, não adianta ter títulos se não tem competência.

Acredito naquele que busca objetivo e não naquele que busca títulos, pois o bom profissional é aquele que satisfaz o seu cliente.

Certas são as palavras do autor do artigo, citando Montesquieu;

Montesquieu: “a injustiça em qualquer lugar é uma ameaça a justiça em todo lugar”. As pessoas que procuram os advogados, mais do que seus direitos, vão em defesa de seus interesses. E é neste profissional que encontram um aliado, um defensor, um verdadeiro amigo.

Portanto meu caro colega faça por você, pois o resultado vem da sua competência e não de onde você vem, ou quem você é.

Fonte: http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=1476 acessado em 15/10/2009

Nenhum comentário: